Foi desenvolvido um vídeo para demonstração do conteúdo técnico estudado durante o semestre, o assunto não deveria repetir entre os grupos.
Então foi construído por nós sobre legislação este vídeo pode ser visualizado aqui.
Vídeo Legislação
20:20 |
Read Users' Comments (0)
Sevidor WIndows
20:17 |
Foi desenvolvido um servidor windows para a empresa conveniada Auto Posto Amigão, neste servidor foram configurados os serviços de:
AD
Pastas com segurança
Windows XP adicionado ao domínio
DNS
DHCP
IIS
FTP
Terminal Service
Rotinas de Backup
Etapas do Registro de uma empresa
20:13 |
1. Escolha da Razão Social e Nome Fantasia:
No caso da escolha de um nome, é necessário ir à Junta Comercial da cidade, para checar se não existe outra empresa com nome igual ou semelhante ao escolhido, no mesmo ramo de negócios, evitando-se, assim, aborrecimentos futuros.
2.Preparação da Documentação
A documentação vai depender do tipo de empresa a ser criada (sociedade ou firma individual) e das exigências dos órgãos do Estado ou Município.
Antes de partir para as etapas seguintes, deve se providenciar documentação inicial.
- Declaração de Empresa Individual (No caso de empresa Individual deve – se adquirir um formulário em papelarias e se preencher com os dados solicitados.).
- Contrato Social (No caso de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada.)
O CONTRATO SOCIAL deve conter os seguintes itens básicos:
Objeto social da empresa (finalidade), capital e valor das cotas de responsabilidade de cada sócio, quem vai assinar pela empresa, retiradas e pró-labores dos sócios, imprevistos na dissolução da sociedade, sede da empresa e documentos dos sócios. Assinar e rubricar todas as folhas (três vias), com testemunhas. No contrato social deverá constar a assinatura de um advogado inscrito na OAB e duas testemunhas, não podendo ter qualquer grau de parentesco com os sócios.
Documentos:
01 cópia autenticada do CPF, da Carteira de Identidade, do comprovante de residência, contrato de locação ou escritura de propriedade, 01 cópia do IPTU da sede da Empresa.
3. Defina o Local da Empresa
Para se obter a licença prévia de Funcionamento e Vigilância Sanitária, deve – se consultar a Prefeitura que deverá verificar se a empresa poderá abrir no local desejado, de acordo com a lei de zoneamento urbano. Deve –se também consultar o órgão ambiental da cidade, sobre a aprovação do local, em termos ambientais. O objetivo é avaliar se o ramo de atividade, o endereço e a situação do imóvel são compatíveis.
4. Registro da Empresa
É importante realizar o registro da empresa, para ampliação de novos negócios e de mercado.
Deve – se preparar a documentação necessária, a partir das exigências legais, que a princípio, podem se configurar numa grande burocracia, para quem não está preparado e não conhece as legislações ligadas ao ramo de negócios empresariais. Portanto, sugere – se que você consulte antes toda a legislação referente ao seu negócio.
A exigência de documentos varia muito, de acordo com os seguintes aspectos: ramo de atividades, tipo de empresa (sociedade comercial ou firma individual), da região geográfica, do estado, e, às vezes, até de município para município no Brasil.
Os procedimentos básicos estão relacionados nas etapas a seguir:
5 - Etapas para o Registro de Sociedade
Etapa 1 - Junta Comercial
Providenciar o Registro de sociedade comercial e o enquadramento como Microempresa, a Junta Comercial que fornece as informações sobre os documentos e procedimentos necessários. Existem em alguns Estados centrais onde todos os órgãos responsáveis por abertura de empresas estão reunidos no mesmo local.
Etapa 2 – Secretaria da Receita Federal / Secretaria Estadual da Fazenda
Nesta etapa deve - se procurar a SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL para providenciar a inscrição federal no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ e posteriormente, procurar a SECRETARIA ESTADUAL DE FAZENDA para sua inscrição estadual, esta inscrição deve ser feita após o arquivamento do contrato social na Junta Comercial.
Etapa 3 – Prefeitura
Deve – se procurar Prefeitura Municipal para retirar o Alvará de funcionamento.
Levar a documentação anterior. Para realizar esta etapa é preciso ter o Registro da Junta Comercial, o CNPJ e a aprovação prévia do local.
OBS: Verificar junto a Prefeitura, o valor da Taxa de Recolhimento Anual TLIF (taxa de localização, instalação e funcionamento).
Empresa Ficticia Clic Web
20:12 |
A empresa Clic Web foi fundada no ano de 2010 com o objetivo de desenvolver sistemas help desk. Os sócios fundadores são Camila Wolfer, Nadine Anderle e Paola Wicrzbick, porém a sócia Paola se desligou da empresa e suas funções foram compreendidas ao novo sócio Alex Júnior Ruaro.
Livro Abase
20:09 |
O livro da Empresa Abase foi iniciado no ano de 2010 como objetivo do 1º semestre, porém como os jovens aprendizes estavam ingressando na empresa e não conheciam muito sobre a história da mesma, ele só foi concluído no ano de 2011 para ser apresentado na Banca do 3º semestre dos estudantes.
O livro contém um pouco da história do Grupo Abase, desde sua fundação até os dias de hoje, possui uma galeria de fotos e depoimentos dos funcionários, enfim é um documento que conta a trajetória desta empresa.
Rede Abase Sistemas e soluções
20:07 |
Foi desenvolvido com o auxilio do software da empresa Microsoft Office Visio 2007, o desenho da rede da empresa conveniada Abase Sistemas e Soluções.
Sistema Web
19:59 |
O sistema web que foi desenvolvido durante este semestre foi um controle de telefones celulares da empresa Abase Sistemas e Soluções.
Surgiu a necessidade deste, pois anteriormente este controle era todo realizado em planilhas eletrônicas, porem um sistema destinado a este controle com certeza é algo que facilitara os cálculos das faturas, cadastros de chamadas, controle de celulares entregues aos funcionários, controle de quanto tempo determinado funcionário esta utilizando o mesmo aparelho, qual o tipo de plano de determinado chip, um controle também dos chips(números) dos celulares, plano que determinado funcionário utiliza, tipo de telefone é particular, da empresa, entre muitas outras funcionalidades.
Sistema Elabora
19:56 |
O módulo ELABORA regido pela LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA), contempla todos os aspectos relacionados à previsão de Receitas (arrecadação) e Despesas (gastos) do Município. A LOA é elaborada pelo Executivo, mas precisa ser aprovada pelo Legislativo. Sua elaboração deve condizer com o Plano Plurianual (PPA) e com a Lei de Diretrizes e Bases (LDO), pois utiliza os mesmos programas e ações do PPA.
Para mais informações sobre o sistema clique aqui.
Assinar:
Postagens (Atom)